Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | A analogia entre sociedades empresariais e casamentos

Por: Daniel Ribeiro
14/02/2024 15:04
Tamanho da fonte: A A

Assim como no âmbito dos relacionamentos pessoais, as sociedades empresariais são formadas sob o auspício de objetivos comuns e a partilha de uma visão de futuro compartilhada. Contudo, divergências, seja na visão de negócio, na gestão do dia a dia ou em questões mais profundas de valores e ética, podem levar a um ponto de irreconciliabilidade. Este momento de inflexão é onde a avaliação do valor da empresa (valuation) assume uma importância central, não apenas como uma ferramenta de avaliação patrimonial, mas como um mecanismo para facilitar uma transição justa e equitativa para as partes envolvidas.

Pontos a Considerar na Dissolução de Sociedades

Aspectos Positivos:

  1. Resolução de Conflitos: A venda de uma participação societária pode representar o término de disputas internas, permitindo que as partes sigam em direções mais alinhadas com seus interesses e valores pessoais.
  2. Reavaliação e Foco: Para o sócio remanescente, este momento pode ser uma oportunidade para reavaliar o rumo do negócio, implementar mudanças estratégicas e renovar o foco na visão original ou adaptada da empresa.
  3. Liquidez: Para o sócio que se desfaz da sua parte, há a transformação de um ativo empresarial em liquidez, possibilitando novos investimentos ou a realização de projetos pessoais.

Aspectos Negativos:

  1. Impacto Emocional e na Cultura Corporativa: Assim como em divórcios, a separação pode ser emocionalmente desgastante para os sócios e impactar negativamente a moral da equipe e a cultura da empresa.
  2. Custos e Complexidade: O processo de valuation e negociação pode ser custoso e complexo, demandando tempo e recursos significativos.
  3. Riscos de Valoração: Há o risco de uma das partes sentir-se prejudicada na negociação, especialmente se o valuation não refletir adequadamente o valor justo da participação societária.

Considerações Estratégicas

  1. Antes de tomar a decisão de vender sua parte na sociedade, é fundamental que os sócios ponderem cuidadosamente sobre os motivos que levaram a esta conjuntura, avaliando se há alternativas à dissolução completa. A busca por mediação ou consultoria especializada pode oferecer soluções menos drásticas e mais benéficas a longo prazo.
  2. O recurso ao valuation, enquanto ferramenta, deve ser manejado com precisão e justiça, buscando refletir não apenas o valor econômico presente, mas também o potencial futuro da empresa, considerando seus ativos intangíveis, como marca e capital humano.

Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro